Notícias

Voce está em: home » Notícias
20 de Dezembro de 2013 às 15:01

Área de algodão cresce e segunda safra fica com 66% do plantio em Mato Grosso


Postada em: 20/12/2013

​A estimativa de plantio de algodão em Mato Grosso na safra 2013/2014 ganhou um considerável aumento em relação à temporada anterior e deve crescer em torno de 28,7%, segundo apontam números divulgados pelo Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea).

A previsão é de que 582 mil hectares sejam cultivados com algodão nesta safra, dos quais 33,4% (191 mil hectares) devem ser semeados na primeira safra e 66,6% (250 mil hectares) na segunda safra, de acordo com o levantamento do Imea em conjunto com a Associação Mato-grossense dos Produtores de Algodão (Ampa).

Os números são 0,2% maiores em comparação ao primeiro levantamento de intenção de plantio. Até o final da semana passada, 2,7% da área já havia sido semeada no Estado.

O que contribui para a maior representatividade na segunda safra, informa o Imea, é “a situação desfavorável do mercado de milho, produtores que possuem know-how com algodão ou têm em sua região acesso à tecnologia da cultura optaram por substituir parte do milho pela fibra”.

O algodão recupera nesta safra algumas áreas perdidas para milho nos últimos ciclos, quando o cereal estava com cotações altas e o algodão passava por um cenário ruim de preços. Agora, com o milho menos rentável, o algodão volta a ser uma boa opção.

Do montante entregue aos produtores rurais, 20.1 milhões de toneladas foram importadas e 8.6 mi/t são oriundas de produção nacional. A compra de fertilizantes de outros países aumentou 11.7% no período analisado, enquanto que a fabricação no Brasil caiu 3.9%.

No cálculo mensal, a quantidade vendida em novembro, no mercado brasileiro, totalizou 2,849 milhões de toneladas, aumento de 2,2% sobre igual mês de 2012. As vendas de novembro caíram em relação aos últimos quatro meses, quando a média de comercialização foi de 3.6 mi/t.

De acordo com a Anda, Mato Grosso continua liderando o consumo dos produtos. No período de janeiro a novembro deste ano, o agronegócio mato-grossense adquiriu com 5,187 milhões de toneladas, o que corresponde a 17.8% do país. O Estado Mato Grosso é o maior produtor de grãos brasileiro, com uma produção que corresponde a 24% da safra nacional, incluindo soja, milho e algodão.

Na sequência do ranking dos Estados que mais compraram fertilizantes este ano aparece São Paulo – que é o maior produtor de cana de açúcar do país - com 3,9 mi/t, e Rio Grande do Sul – terceiro maior produtor de soja e campeão na produção de arroz - com 3,7 mi/t.

A estimativa da Anda é que o ano de 2013 feche com vendas acima de 30 milhões de toneladas em âmbito nacional.



CNPJ:36.950.053/0001-10 - UNICOTTON COOPERATIVA DE PRODUTORES DE ALGODÃO - Copyright 2016 Unicotton - Todos Direitos Reservados