Notícias

Voce está em: home » Notícias
24 de Janeiro de 2014 às 13:41

MPF recomenda proibição no uso de agrotóxico no combate a lagarta


O Ministério Público Federal (MPF) em Mato Grosso recomendou ao Instituto de Defesa Agropecuária do estado (Indea-MT) que não seja autorizada o uso do agrotóxico Benzoato de Emamectina no combate a Helicoverpa Armigera. No documento encaminhado pelo procurador da República Felipe Bogado à presidente do Indea, Maria Auxiliadora Pereira Rocha Diniz, é ressaltada a agressividade do produto para a saúde humana.

A Helicoverpa Armigera tem causados prejuízos para os produtores de Mato Grosso e outros estados agrícolas como a Bahia, Goiás, Minas Gerais, Paraná, além do Distrito Federal. A praga ataca lavouras de soja, milho e algodão. Neste mês, o governo estadual declarou o estado de emergência fitossanitária nas lavouras de Mato Grosso.

Na recomendação, o MPF cita estudos estrangeiros que comprovam que o uso do Benzoato de Emamectina pode causar malformações em fetos humanos. A legislação nacional impede o registro do agrotóxico para a comercialização no Brasil.

De acordo com o procurador da República, existem outras medidas que podem ser adotadas para o controle da helicoverpa armigera. “Por ser uma ação extremamente agressiva, o uso de agrotóxicos não pode ser considerado o único modo para impedir a proliferação de pragas pois existem inúmeras outras medidas que podem ser adotadas".

Prazo - O Indea tem 15 dias para responder ao MPF sobre as providências a serem adotadas, em atendimento à recomendação.

Caso já tenha sido expedida alguma liberação para a importação ou uso do agrotóxico, o Ministério Público Federal solicitou a informação dos distribuidores que realizaram a importação da substância.

Outro lado - O Indea informou ao Agrodebate que ainda não teve conhecimento do pedido. A entidade deve se pronunciar nesta sexta-feira (24).

Fonte: Portal Agro Debate - G1

http://www.acrissul.com.br/noticias/ver/7393/monitoramento-e-arma-contra-lagarta-helicoverpa



CNPJ:36.950.053/0001-10 - UNICOTTON COOPERATIVA DE PRODUTORES DE ALGODÃO - Copyright 2016 Unicotton - Todos Direitos Reservados